segunda-feira, 27 de julho de 2009

ANOS 70: O ROCK E PSICODELIA DO BEDENGÓ


Capa do disco: Onde o Olhar não Mira de 1976

BEDENGÓ

Grupo que fundia rock progressivo e psicodelismo a ritmos nordestinos; formado na Bahia no início dos anos 1970, tirou seu nome do meteorito descoberto no sertão baiano em 1784 (a palavra "bendegó" signifca "vindo do céu" no idioma dos indígenas da região, e o meteorito, de 5 toneladas e o maior caído no Brasil, foi transferido em 1888 para o Museu Nacional do Rio de Janeiro, onde está até hoje).


Meteorito sendo retirado do sertão em 1888

A formação do grupo era Gereba, Capenga, Patinhas, Vermelho, Zeca e Hely. Contratado pela Philips, lançou em 1973 seu primeiro LP (com destaque para Gereba); dois anos depois, participaram do LP Jóia de Caetano Veloso. Em 1976 mudaram-se para a Continental, lançando o LP Onde O Olhar Não Mira Em 1979 foram para a Epic/CBS, gravando o LP Bendegó; mas sem Vermelho e Hely, que haviam saído para formar o 14-Bis.

O Bendegó se desfez em 1986; Capenga e Gereba, radicados em São Paulo, seguiram carreiras-solo.


Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei a matéria. Tem muito pouca coisa escrita sobre o Bedengó. Valeu. Me fez lembrar da minha infância/juventude. Hoje tenho 44 anos e muitas saudades deste estilo musical, que infelizmente foi suplantado por outros mais pobres.